quinta-feira, 20 de maio de 2010

Alice

Descobri uma nova crônica de Paulo Mendes Campos. Bom pra aumentar minha lista de citações, já que ninguém me aguentava mais citando repetidamente O Amor Acaba ("em cafés engordurados, diferentes dos parques de ouro onde começara a pulsar..."). Paulo Mendes Campos é uma das pessoas que se destaca pela simplicidade, faz crônicas bobas, leves, diz aquelas coisas que todos nós sabemos mas preferimos não falar. Enfim, descobri Alice. Na verdade, o título é "Para Maria da Graça", mas trata do livro Alice no País das Maravilhas e suas descobertas não tão maravilhosas assim...
Coincidentemente, a minha criatividade para nomes faz com que todas as minhas personagens femininas se chamem Maria. Talvez quando eu tiver uma filha ela também se chame maria e eu não precise continuar inventando situações de uma suposta Maria que eu nunca vi, mas isso não vem ao caso.
O que importa nesse rodeio todo que fiz, é chegar nesse trecho:

"(...) Não te desesperes ao triste pensamento de Alice: "Devo estar diminuindo de novo". Em algum lugar há cogumelos que nos fazem crescer novamente. E escuta esta parábola perfeita: Alice tinha diminuído tanto de tamanho que tomou um camundongo por um hipopótamo. Isso acontece muito, Mariazinha. Mas não sejamos ingênuos, pois o contrário também acontece. E é um outro escritor inglês que nos fala mais ou menos assim: o camundongo que expulsamos ontem passou a ser hoje um terrível rinoceronte. É isso mesmo. A alma da gente é uma máquina complicada que produz durante a vida uma quantidade imensa de camundongos que parecem hipopótamos e de rinocerontes que parecem camundongos. O jeito é rir no caso da primeira confusão e ficar bem disposto para enfrentar o rinoceronte que entrou em nossos domínios disfarçado de camundongo."

De fato, o que mais importa é conservar uma boa dose desses tais bolos que nos engrandecem, mas tomando cuidado que o excesso, como tudo na vida, pode dar indigestão. É preciso considerar-se grande, entendendo que aquilo que está diante de você pode também ter a sua dose de bolos ou cogumelos milagrosos.

Nenhum comentário: